ARLS Doze Apóstolos 4339
Sagrado Arco Real

O Sagrado Arco Real

O Capítulo Florianópolis, o mais novo Capítulos de SC, criado e patrocianado pela Loja Doze Apóstolos há apenas um ano, que já conta com 41 Companheiros, realizou neste sábado (03/09/2022) Sessão de Exaltação de 26 novos Companheiros do Sagrado Arco Real, completando 67 membros no jovem capítulo.

1° Principal Excte. Comp. Renato de Faria, Diretor de Cerimônia Excte. Comp. Wagner Snadoval Barbosa e presença do Grão Mestre Adjunto do GOB-SC, Excte. Comp. Nilson Manoel de Souza.

A Loja Doze Apóstolos, nº 4339 mantém o CAPÍTULO FLORIANÓPOLIS N° 97 do Sagrado Arco Real vinculado ao SGCMSARB – Supremo Grande Capítulo de Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil, que foi sagrado em 31 de julho de 2021.

“O grau [Arco Real] é um desdobramento, em um segundo volume, da história da recuperação final daquilo que foi perdido. Sem o Arco Real, o grau de Mestre é como uma música meio cantada, uma história parcialmente contada ou uma promessa por cumprir, uma vez que ele é o complemento do grau de Mestre.”

Exte, Comp. William F. Kuhn

1. Quais os motivos para ingressar no Arco Real?

No sentido direto da palavra, eu sou um entusiasta do Arco Real e acho difícil entender por que muitos irmãos não buscam ingresso nesta Ordem.

Por que alguém deveria ingressar no Arco Real, em vez de qualquer um dos outros graus maçônicos e ordens disponíveis para nós?

O primeiro motivo é a ligação indissolúvel entre os graus simbólicos e o Arco Real. Por razões históricas, quando as duas Grandes Lojas se uniram em 1813 para formar a Grande Loja Unida da Inglaterra, adotaram a definição de “mais pura e antiga Maçonaria consiste “única e exclusivamente de 3 graus, a saber; Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom, incluindo a Suprema Ordem do Santo Arco Real”. Como resultado os Graus simbólicos e o Arco Real se tornaram indissoluvelmente ligados administrativamente e tematicamente. O que é uma característica da Maçonaria Inglesa.

O segundo motivo para aderir. Nosso progresso através Maçonaria é uma jornada de auto descobrimento e autoconhecimento. Na Loja Simbólica somos apresentados aos princípios e normas eminentemente práticas que, se seguirmos em nossas vidas, nós temos a esperança de levar uma vida que possamos auxiliar nossos semelhantes e agradável a Deus. Mas nós não somos seres simplesmente práticos. Temos um aspecto espiritual vital à nossa natureza, que é abordada no Arco Real. Em essência, o Arco Real, sem transgredir os limites da religião, convida o candidato a considerar a natureza de Deus e seu relacionamento com ele. Dessa forma, o Arco Real completa o homem, levando-o da prática para o espiritual. A loja simbólica e o Arco Real formam a mais pura e antiga maçonaria.

O terceiro motivo é a cerimônia e o próprio ritual. Bem executada a cerimônia de exaltação é um dos mais belos e instigantes rituais da Maçonaria. Mais dramático do que os graus simbólicos, o clímax da cerimônia forma uma memória viva para todos os que passam por ela. O quarto motivo é o companheirismo e diversão. É muito raro um capítulo ter em seu quadro Companheiros apenas uma Loja. Ao participar de um capítulo você vai aumentar a sua rede de contatos maçônicos além daqueles da sua própria loja, isto por sua vez, pode levar a um aumento na sua experiência e conhecimento maçônico. Mas, acima de tudo, ingressando no Arco Real você vai aprimorar o seu aprendizado na Maçonaria. Ela traz consigo novas experiências, novos conhecimentos e novos companheiros, que adiciona mais alegria e satisfação a nossa na Maçonaria.

Joselito Romualdo Hencotte

Pró 1º Grande Principal SGCMARB

2. O Sagrado Arco Real: Um Convite Irrecusável para Completar a Jornada Simbólica do Maçom

Como Venerável Mestre da Loja Cavaleiros da Arte Real, bem como Primeiro Principal do Capítulo Cavaleiros da Arte Real, além de Representante do Sagrado Arco Real do capítulo junto à loja, é meu dever e confesso, o faço com maior prazer, divulgar, incentivar e promover a Suprema Ordem do Santo Arco Real, levando informação a todo mestre maçom jurisdicionado ao GOB – BA e federado ao GOB. Independente do rito, é nossa missão explicar de forma simples, clara e objetiva a elevada relevância desta ordem para a Maçonaria.

A estreita relação entre a Maçonaria Simbólica e o Sagrado Arco Real é indiscutível. A profícua associação efetiva entre loja e o capítulo é de interdependência, preservando a devida autonomia cooperativa entre ambos, o que se evidencia pelas seguintes constatações, quais sejam:

a) – A carta constitutiva vai anexar particular capítulo à loja específica;
b) – Os capítulos são patrocinados por lojas, tendo geralmente os nomes das oficinas vinculadas;
c) – A joia do Sagrado Arco real é a única não pertencente à simbólica que pode ser utilizada em loja de qualquer grau;
d) – O grão mestre da potência simbólica é o Primeiro Grande Principal do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Arco Real;
e) – Certos oficiais assumindo cargos na potência simbólica, se devidamente qualificados, ocupam automaticamente o cargo equivalente na esfera capitular central e
f) – Ser decretado irregular em loja é ser automaticamente decretado irregular no capítulo. O mesmo é válido se o maçom for desligado ou expulsão.

Em 06 de julho de 2020, historicamente, o Grande Oriente do Brasil (GOB) deu um grande passo no sentido de tornar indissolúvel a ligação da loja com o capítulo, ao incluir de forma oficial em seu Boletim de Nº 25, uma parte destinada ao Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Arco Real do Brasil (SGCMARB). Por este acertado ato, acredita-se que haverá um crescimento exponencial dos membros desta ordem. Vida longa e próspera!!!

Em apoio, a este brilhante exemplo e, em face de tudo que foi exposto, é recomendado por este humilde membro da potência, a qual tem o orgulho de fazer parte, que cada loja tenha seu capítulo e aquela que ainda não dispõe deste corpo maçônico possa evidar esforços para criar o seu e, que tanto uma, quanto a outra tenham em seu quadro o Representante do Sagrado Arco Real. Então, ao mestre franco – maçom, sugere-se completar sua jornada, pois o destino da criatura é inexoravelmente unir – se ao criador, sendo este tema a máxima deste supremo grau. Este, sem transgredir os limites da religião, convida o candidato a considerar a natureza de Deus (GADU) e seu relacionamento com ele. Que assim seja!!!

Ir.: Cláudio Lúcio Fernandes Amaral
M.I. da Loja (GOB)
M.E.Z. do Capítulo “Cavaleiros da Arte Real” (SGCMARB)
Jequié – BA, Brasil

Mais Informações (contato)

Informações Sagrado Arco Real

Preencha o formulário abaixo com sua dúvida, em breve entraremos em contato.

 

    Nome e-mail Assunto Loja/Número Potência Telefone Mensagem

    Localização
    Fundação Unitas – Templo II
    Rua Machado de Assis, 160 – Estreito
    88075-050 – Florianópolis – SC

    contato@dozeapostolos.com.br
    Fundação Unitas – Templo II Rua Machado de Assis, 160 Estreito. 88075-050 – Florianópolis – SC
    Fundação Unitas – Templo IIRua Machado de Assis, 160 – Estreito 88075-050 – Florianópolis – SC
    contato@dozeapostolos.com.br

    By Gabriel V. Pereira
    (48) 98463-7769